top of page

​ Por que ser SIMPLESMENTE IGREJA?

Viver a realidade de ser simplesmente igreja é a própria vida da igreja — tal como a forma do corpo humano expressa a vida do homem. O ser simplesmente igreja não surge a partir de estatutos, cargos e/ou de clérigos. Surgem de relacionamentos entre pessoas que amam a Jesus Cristo.

O clero:
Não há clero nem ministro profissional no viver como simplesmente igreja. Elas não reconhecem uma classe separada de clérigos para abençoar os “leigos”. Nenhum cristão é leigo. Cristo abençoa a todos e cada um abençoa o outro.

A participação dos membros nas reuniões da igreja:
O viver esta realidade permitem e encorajam todos os cristãos a funcionarem ativamente nas reuniões da igreja.  Todos os membros são sacerdotes ativos.

A idéia e visão de igreja:
As pessoas nas igrejas assim não associam “igreja” a um edifício-templo. Elas não vão à igreja – elas, juntas, são a igreja. Isto não é apenas uma teologia. Os membros experimentam isto de fato.

Os locais de reuniões:
As reuniões ocorrem principalmente nos lares dos seus membros. Porém, onde estiverem dois ou três em nome de Jesus, ali é um local de reunião da igreja. Há também reuniões maiores com vários grupos das igrejas  juntas em outros locais maiores (sítios, auditórios etc.).

O que une a igreja:
Os membros estão unidos unicamente em função de Cristo nesta realidade de ser simplesmente igreja. Não em função de um conjunto de tradições ou doutrinas.

O que sustenta a igreja:
As igrejas  são sustentadas por relacionamentos construídos em Jesus Cristo. Não dependem de um prédio. Não há salário de clérigos. Os recursos financeiros são gastos com os pobres (principalmente os “entre vocês”) e nas despesas da igreja.

O crescimento:
Uma igreja cresce naturalmente por atrair pessoas. Não faz campanhas evangelísticas, embora seus membros evangelizem individualmente ou em pequenos grupos de dois ou três. Quando o número de pessoas se torna grande demais para caber num lar, elas simplesmente se dividem em duas. Esse tipo de crescimento é o mesmo observado em organismos vivos — suas células se multiplicam.

O foco principal:
O foco de uma igreja assim está em possuir Jesus Cristo corporativamente, em uma comunidade face a face. Tudo mais surge a partir disto. Não está preocupada com a frequência as reuniões, ou com os prédios em forma de templo, nem com orçamentos (elas não possuem os dois últimos).

O calendário anual:
As igrejas assim passam naturalmente pelas estações do ano. Não estão ligadas a calendários, dias santos ou rituais pagãos.

Os dons espirituais:
Nas igrejas assim, os dons não são vistos como ofícios, mas sim como funções. Eles emergem naturalmente e organicamente, com o tempo. Eles crescem “do solo”, e as pessoas que recebem os dons de Deus não são intituladas, nem recebem mandatos.

O relacionamento entre os membros
Em uma igreja assim existe uma comunidade fortemente unida. Os membros são como uma família uns para os outros. Eles vivem uma vida compartilhada em Cristo. Eles se conhecem profundamente, compartilham refeições e não se veem apenas nas reuniões da igreja.

A liderança
A liderança surge a partir do corpo. Plantadores de igreja equipam os santos no início da igreja, e irmãos mais experimentados supervisionam a igreja juntos.

A tomada de decisões
As decisões são tomadas por todos, em consenso.

Os pastores
Os pastores, nas igrejas assim, são aqueles membros que possuem dons de pastoreio e cuidam do rebanho. Não são ordenados, nem usam títulos; mas são reconhecidos pelo seu amor, integridade, sabedoria e conhecimento bíblico.

 

 

 

 

 

corpo de cristo igreja.jpg
bottom of page