top of page

EKKLESIA – chamados a sermos igreja



Se olharmos a história da igreja e observarmos a igreja católica, a igreja luterana, a metodistas e outras, todos fazem tudo quase da mesma maneira, existe uma plataforma onde o ministro, um pastor ou bispo ou padre falam, um grupo que canta, um dia especial para se encontrarem e um edifício onde muitos chamam de casa de Deus, mas se olharmos para a igreja no livro de atos, eles não tinham nada disso. Eles não tinham um lugar que chamavam de igreja, construída como temos hoje. Não tinham bancos e fileiras como temos hoje, não tinham um pequeno pedaço de pão e copinho de vinho como a ceia que temos hoje, não tinham um pastor ou presbítero, ou padre e sermões como temos hoje, suas práticas eram bem diferentes. Mas mesmo assim, cresciam e eram igreja;

Então o que é igreja? A igreja começou em Israel como uma associação de pessoas, pessoas que se ajuntaram. Começou como um movimento que explodiu por todo lado, O Reino de Deus que se espalhou por todo os lugares, conforme disse Jesus.

Então, se iniciou em Israel como um ajuntamento de discípulos, foi para a Grécia e virou uma filosofia, foi para a Itália e virou uma instituição, foi para o restante da Europa e virou uma cultura, e depois para a América e virou um negócio. Por aí se vê o que aconteceu com o cristianismo, Começou com um corpo vivo de crentes, onde dois ou três se reuniam e Jesus disse que estaria no meio deles. E no final de tudo virou um negócio... se você pega um corpo ( o corpo de Cristo) e a transforma em um negócio, fazendo dela uma empresa, isso é prostituição. Sei que é uma palavra forte, mas precisamos pensar a respeito. Jesus não vem buscar uma prostituta, mas uma noiva santa. Mas creio que DEUS está promovendo uma reforma nisso. E está crescendo em todo o mundo. E DEUS vai tirar pessoas dessas igreja (instituições, sistema religioso), para fora desse negócio, fora dessa cultura, dessa tradição, dessa filosofia. Vai retirar pessoas para fora disso. E chamar essas pessoas para serem IGREJA, simplesmente a igreja, simplesmente irmãos e discípulos. E trabalhar com elas. E essas pessoas estão saindo porque querem viver a vida verdadeira. A maior perseguição contra a igreja no futuro, não virá dos mulçumanos, mas da religião mundial, que reunirá muitas religiões... hoje já existem algum tipo de perseguição, quando somos chamados de desigrejados, mas na verdade somos mais igrejados do que nunca, um corpo vivo e não um sistema religioso.

A maior dificuldade de muitos irmãos, até fiéis e sinceros, é de enxergarem o que a igreja viva, o corpo de Cristo que nasceu como uma associação de irmãos se tornou, em uma filosofia, uma cultura, um sistema religioso, uma instituição, um negócio... é a visão religiosa e teológica sobre o que é igreja. Para tirar essa visão religiosa é difícil, é trabalhoso. E eu quero te provocar, quero te estimular a tentar tirar essa visão religiosa e cultural do que é igreja e olhar com os olhos espirituais e simplicidade que DEUS te deu. Sei que muita coisa que estou falando vai criar um conflito dentro de você contra tudo que você aprendeu até hoje. Aconteceu isso comigo quando DEUS começou a me mostrar a realidade do que é ser igreja. FOI UMA LUTA, UMA BATALHA, não foi fácil. Mas experimentei liberdade quando sai, uma liberdade muito emocionante. Não sou contra a igreja, não sou contra os pastores pois muitos deles são sinceros, tementes e ama a DEUS, mas gostaria que fossem liberados desse sistema religioso para que pudessem fazer discípulos de verdade, como Jesus nos mandou, ao invés de aumentar a membresia da igreja e o tamanho da instituição. Não sou contra os irmãos, mas contra o sistema religioso que tira da igreja, o corpo vivo de Cristo, os crentes em Jesus, a verdadeira vida e liberdade em DEUS.



E oro agora para que O Espírito Santo possa abrir os nossos olhos, pois se Ele não fizer isso, vamos falar, falar e falar e nada vai acontecer.



Destaque
Postagem Recente
Arquivo
Siga-n
  • Facebook Basic Square
Pesquise por Tags
bottom of page